
A membrana plasmática pode ser vista apenas através do microscópio eletronico . O modelo mais aceito atualmente foi proposto por Singer e Nicholson e é conhecido como modelo do mosaico fluido, como mostra a figura abaixo.

E é através da membrana plasmática onde a célula se alimenta tanto com moléculas muito pequenas como com moléculas grande existindo assim os transporte através da membrana o PASSIVO e o ATIVO:
PASSIVO:
Difusão simples: onde ocorre a passagem a favor do gradiente de concentração, onde as moléculas vão passar do meio mais concentrado para o menos concentrado sem gasto de ATP onde esse processo é conhecido como osmose.
Difusão facilitada: onde moléculas maiores vão passar atravé
s de proteinas sem gasto de ATP. Como esta ilustrada abaixo

ATIVO: O transporte ativo é aquele onde ocorre gasto de ATP através de bombas onde a mais conhecida é a bomba de Na+ e K+ como veremos abaixo:

Nenhum comentário:
Postar um comentário