Paginas

domingo, 26 de junho de 2011

Teoria da evolução


É a teoria que os seres vivos de hoje não existiam a tempos atrás e somos resultado da evolução. As espécies sofrem transformações ao longo do tempo.

Ancestral

comum

Homem Macacos

Atuais

Teoria Fixista (Fixismo)- As espécies são imutáveis.

Darwin e Lamark

Lamark

A girafa nunca teve este pescoço grande, mas para a girafa alcançar os brotos mais altos ela tinha que se esforçar, ao esforçar aumentava sua musculação então seus filhotes já nasciam com um pouco de músculo no pescoço e assim continuava até as girafas, conseguirem ficar com um pescoço enorme como o de hoje.

Lei do uso e desuso. Erro - Característica adquirida na vida são passados para os filhos.

- O ambiente foi o causador do crescimento do pescoço da girafa.

Darwin

A girafa nunca teve este grande pescoço, mas entre as girafas nasceram uma com o pescoço ligeralmente grande. Ela era mais saudável, alimentava melhor e assim seus descendentes também eram com pescoço ligeralmete grande, até que houve uma mutação favorável e surgiram as girafas de pescoço enorme. Seleção natural.

Darwin entendia que o ambiente não era o causador da evolução mas o ambiente selecionava.

“O grilo é verde porque vive na grama”.

( Lamarckista)

“Porque o grilo é verde, vive na grama”.

( Darwinista)

Pressão ecológica - Pressão seletiva -

Hoje acreditam-se nas teorias de Darwin mais os conhecimentos de genética, passando a ser chamados de teoria sintética ou newdarwinismo.

Nenhum comentário: